segunda-feira, 26 de maio de 2008

Difusão do Rock 24-05-2008 - Especial Joy Division

O programa dessa semana fugiu um pouco do modelo padrão do Difusão. Em parte por que foi gravado, em parte por que eu fiz sozinho e em parte por que foi um especial de uma banda que não combina com a proposta do programa.
Esse especial Joy Division foi na verdade um homenagem pessoal.
Para baixar o programa clique na imagem à baixo

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O programa que nunca existiu

Semana passada a gente falhou. E o desastre só não foi maior porque o André segurou a barra e, da forma como podia, não deixou a coisa em branco. Mas na semana passada a gente falhou e a maior fatia da culpa foi minha.

Explicando melhor. Na sexta feira a staff do Difusão foi em peso para Curitiba para ver o show da volta da banda Liverpoolgas, no John Bull. A ideia era sacar o repertório dos caras e depois dar uma palavrinha com os integrantes da banda. Como já estamos careca de comentar, o Liverpoolgas é a banda mais cotada para ser a atração principal da segunda edição do Rock in RioMafra. O som agradou, a performance também, e o repertório é aquilo mesmo que prometiam... 4 horas de Beatles. Coisa pra caralho. Mas como o Difusão do Rock é um programa de Threenagers, e todos nós estavamos acompanhados de nossas digníssimas consortes, um à um fomos bundiando (como se diz na gíria capial aqui do interior) e seguindo nossos caminhos para casa. Com os pés doendo, ouvidos cansados, estomagos maltratados pelo alcool, mas espírito altivo, fomos todos embora antes do fim da festa.

Mas o que se seguiu, e que é mais importante, é que no sabado ninguem foi na rádio fazer o programa. Cada um tinha agendado uma atividade diferente. Todo mundo menos o Dr. André Lucio, que foi na rádio, falou alguma coisinha ao vivo e depois soltou uma sequencia de umas 15 musicas. Tinha até um baião.

Graças ao André teve programa, mas graças à mim não vai rolar podcast, porque eu nem sei se o stream foi gravado ou não. Então ficou combinado que eu vou, um dia desses, tentar recuperar esse programa e postar aqui.

Mas como a natureza cognitiva do homem ocidental é baseado na filosofia do "aprender com os proprios erros", já antecipo que nesse sabado vamos todos os difusores viajar novamente. Mas dessa vez eu prometo que deixo um programa gravado, lá na rádio.

Semana que vem tem mais podcasts

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Difusão do Rock 10-05-2008 - Especial Musicas

Fazer um programa de rádio na Difusora é um eterno aprendizado. O ambiente mutavel sempre nos surpreende e exige o máximo de nossas habilidade cognitivas. Reconhecer o conflito, analisar o conflito, descrever o conflito, planejar o fim do conflito, dar cabo do conflito, momento de paz até a semana que vem, volta ao passo primeiro. Assim é, assim sempre foi e vai continuar sendo.

E o conflito identificado da semana foi o baixo volume da locução. Pelo menos no podcast. Não sei se os arquivos de stream ficaram com baixo volume por causa da mesa de som, da regulagem do Careca ou por que mandaram economizar energia elétrica. O que eu sei é que na outra semana vamos ter que fazer alguma coisa com isso.

Quem baixar o podcast e estranhar a diferença de amplitude entre locução e musica, por favor, não tome isso como um Padrão de Qualidade Difusão do Rock. O nosso intuito é sempre melhorar, e como somos todos leigos em radiodifusão e midias eletronicas, estamos aprendendo aos poucos.

Para os aventureiros que quizerem arriscar mesmo assim, cliquem na imagem à baixo.

Mesmo porque a audição do programa está longe de ser um processo sofrivel.

Maravilha, maravilha.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Semente de Mutante



A nova volta dos Mutantes suscita a velha discussão sobre os reais objetivos de grandes ídolos do passado retomarem suas apresentações e, por que não dizer, carreiras, uma vez que muitos não têm nem de perto o sucesso individual que tinham no coletivo.
Logicamente que o retorno aos palcos de grupos consagrados só traz benefícios aos fãs mais jovens, que não puderam desfrutar do prazer da companhia desses astros enquanto a rebeldia do rock n’ roll batia à porta. Contudo, esse tipo de decisão expõe os músicos à questão do porquê de um retorno ao mundo artístico, que muitas vezes acontece décadas após o fim, algumas vezes prematuro, das bandas ainda ocupando seu lugar no topo.
Notoriamente as perguntas mais freqüentes, assim como as críticas, têm fundamento numa possível busca desenfreada por uma ativação de capital, já que retornos de bandas extintas soam como máquinas caça-níqueis para a maioria das pessoas ligadas ao ‘show business’. Tanto isso é verdade que a própria Rita Lee aludiu o primeiro retorno dos Mutantes como “velhos em busca de dinheiro”, até porque a fama não é um problema para qualquer um deles.
Propostas de um presente aos fãs, a vontade de reativar as formações e reencontrar a alegria em tocar - ou coisa parecida, já foram respostas saídas da boca de muitos preciosos dinossauros na volta à vida artística. É realmente louvável saber que eles se importam com a legião de seguidores que conquistaram enquanto ainda tinham cabelo e suportavam rotinas super carregadas de shows e viagens alucinógenas, repletas de muitas orgias químicas e sexuais.
Porém, mesmo sendo retornos entusiasmantes para o público, o simples fato de voltar a tocar as mesmas composições parece um ato desesperado para deixar a sombra que passou a pairar sobre pessoas que até pouco tempo eram tidas como lendas vivas. Page e Plant declararam certa vez a um jornalista, que questionava a não volta do Led, que não fazia sentido voltarem a tocar juntos, porque, segundo eles, não eram mais as mesmas pessoas e as performances não seriam nem de perto algo próximo àquilo que os consagrou.
Mas então, o que seria necessário para fazer uma volta valer a pena? Talvez um disco novo, com composições inéditas e arranjos condizentes com a atual cabeça e pensamento dos integrantes da banda?! Talvez, e foi justamente o que os Mutantes tentaram provar nesta segunda edição do retorno da legendária banda aos palcos. “Mutantes Depois”, música de trabalho lançada recentemente na internet para download gratuito, mostra uma banda renovada (até porque da formação clássica apenas o guitarrista Sérgio Dias e o baterista Dinho continuam) e com uma pegada diferente na hora de criar, o que, em se tratando de Mutantes, não chega a ser nenhuma novidade. A música tem uma letra descontraída e um pouco enigmática, mantendo a cara da banda, embora o arranjo seja muito mais pop (não sei por que a Terra treme cada vez que se pronuncia essa palavra). Justamente por essa mudança na postura do retorno anunciado que está se criando uma mítica positiva nesta nova tentativa de reunir aquela que talvez tenha sido a maior banda de rock brasileira da história.
Não é por falta de fãs que o projeto não será um sucesso absoluto.

Baixe a nova música "Mutantes Depois" no http://musig.ig.com.br/templates/purchase.aspx?channel=9&tab=3

segunda-feira, 5 de maio de 2008

03-05-2008 Especial Albert Hoffman

Muito boa noite, ouvintes do programa Difusão do Rock. Aqui está mais um podcast especialíssimo, o primeiro do mês de maio. Nesse programa, que foi ao ar no sabado passado, prestamos uma homenagem à memória de Albert Hoffman, que veio a óbito na terça feira passada aos 102 anos, e à sua principal descoberta:o LSD

Clique aqui para baixar o podcast

E aqui estão mais duas fotos dos estudios-loja maçônica-nave espacial e seus tripulantes.

da esquerda para a direita, em torno da mesa: Eu, Mitras, Rafa Kondlasch, Chico Moreira e João König. Lá no fundo, operando a mesa, está o nosso patrão e dono da rádio, Ilmo Sr. Gari.



E aqui estão a Ligi, namorada do Mitras, e a Jéssica, nossa relações públicas.