segunda-feira, 31 de março de 2008

Do tempo das Fitinhas

Você, que tem mais de 25 anos e sempre gostou de musica, lembra do tempo que você trocava fitas cassetes com os amigos, cada uma com uma seleção de musicas feitas especialmente para cada um? Então, os bons e velhos tempos voltaram. Ou quase isso. Baseado nesse conceito de "compartilhamento de musicas" do tempo do Matusalém, o site Muxtape.com oferece um serviço de armazenamento e distribuição de arquivos musicais. Basta você se cadastrar e fazer o upload de até 12 musicas com no máximo de 10 Mb cada uma e pronto: você terá a sua fita cassete virtual e poderá distribuir como quiser. Além disso, você poderá também ver as fitas de outras pessoas, todas elas organizadas de forma anárquica e aleatória. Vale a pena dar uma olhada.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Judas, o traidor do movimento.

Sabado passado não rolou Difusão do Rock. E eu só fiquei sabendo em cima da hora, depois de ter preparado o programa, depois de ter mandado 500 e-mails para os meus contatos, avisando que a radio web estava on-line, depois de ter colocado um anuncio de meia página no jornal da cidade. Frustrante. Mas confesso que me sinto um pouco culpado. Desde sempre a gente sabia que em datas comemorativas cristãs, o padre encasqueta de falar mais que a mulher da cobra e extende a missa, que é transmitida ao vivo, antes do Difusão. E, é claro que no dia de malhar o Judas tem que ter uma missa quilométrica também. Eu meio que já imaginava isso. Mas não me agilizei pra saber. Então ficamos eu e os ouvintes do Difusão, todos a ver navios. Culpa do Judas, que além de traidor e presepeiro ainda é um entrave na vida de todos os programas de rock que vão ao ar depois de uma transmissão ao vivo de missa semanal. Por isso que ele é um judas e tem que ser malhado mesmo. Traidor!

terça-feira, 18 de março de 2008

Rock na Vitrola

Buenas raros leitores... Segue o link de mais um blog cheio de coisas interessantes para quem quer aumentar sua MP3teca: www.rocknavitrola.blogspot.com.
O blog é bem novo (as postagens mais antigas são de fevereiro), o que já mostra que o cara frequentemente está disponibilizando coisas novas. Além dos links para download, tem uma pequena "ficha" do álbum/vinil original, além da coatação (bemmmmm subfaturada em alguns casos, pelo menos em relação aos sebos de Curitiba e do Mercado Livre) do preço dos vinis hoje, se são fáceis de achar, e blá, blá blá.
Apesar de ter muita coisa que qualquer roqueiro que se prese já conhece e conseguiu há tempo com o Roberto em MP3, tem algumas raridades para download.
Vale conferir.
Para terminar, posto mais uma vez o link de dois blogs mais dedicados ao som psicodélico, nacional (www.brnuggets.blogspot.com) e internacional (www.1967psycho.blogspot.com), com muita coisa boa, estranha e que nem o Roberto e o Oráculo de Delfos sabem que existe.

Aquele abraço ministerial!

Mr. Mojo Risin'

O Mojo Books é um site que divulga literatura e musica unificadas de uma forma bastante peculiar. A partir de um desafio lançado pelos administradores do site, os usuarios devem escrever uma história que contenha entre 10 mil e 30 mil caracteres/toques, baseando-se num disco qualquer e, o mais dificil, sem fazer referencias diretas ao mesmo. Sem copiar trechos das musicas e sem "interpretar" a canção. A idéia é que a referencia ao disco fique apenas no subjetivo, como uma boa trilha sonora para se ouvir enquanto se lê a historia.

Outras duas categorias seguem praticamente as mesmas regras: Single é um texto curto e baseia-se inspiracionalmente apenas numa musica, e o texto deve conter no máximo 2 mil toques/caracteres. Na categoria Comix o pretendente à literato deve enviar um roteiro de uma HQ, nos mesmos moldes das categorias anteriores.

O bacana de tudo isso é ver a moçada colocar a disposição para download, gratuitamente, noveletas baseados em discos como Pet Sounds, Revolver, Comes A Time, Trasnsformer e outros. Os arquivos são em PDF e podem ser lidos à partir do Adobe Acrobat Reader. Para fazer download ou upload de textos e e-books, basta se cadastrar gratuitamente.

Recomendo.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Programa Especial Cerveja e Amigos

No programa de sábado passado foi abordado como tema as diferentes qualidade de cerveja. Isso mesmo. Levamos um monte de garrafinhas de diversos tipos e degustamos (i.e. bebemos mesmo) todas. E como cerveja chama amigos, nesse dia 15 o estudio-nave-espacial-loja-maçônica da Difusora contava com a visita de várias personalidades. A foto aí do lado da uma resumida basica de quem era quem naquela noite. Da esquerda para direita: Dr. André, Didi Remanescente, Chigo Humberto Glauber Gessinger Moreira, Jessica, Roberto e Paulo. O pessoal que ficou de fora da foto deveriam ser a noiva do Paulo e o Garibaldo.

Essa foto, alias, foi uma tentativa de fazer um post no blog diretamente do meu celular, in locco. Mas como ainda não sei lidar com esses conceitos de midia locativa, tive dificuldades e deixei pra postar apenas hoje.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Rock voltou à mórbida provincia.

Depois de um inicio de ano tímido parece que o rock voltou à ativa na cidade. Conferindo as agendas culturais da moçada descobrimos que tem muita gente tocando em muitos lugares e até quem não curita rock ta pensando em abrir espaço.

Mas chega de bla-bla-bla. Vamos ao cheklist:


16-03 Codigo Morse e outras 7 bandas no centro de Rio Negro
28-03 Daisy Confusa no London (a confirmar?)
04-04 Jolly Roger no Kady (aquele boteco em frente à faculdade)
11-04 Diedrich e os Marlenes no Paiol
09-05 Daisy Confusa no Armazem


Fora isso ainda temos um show surpresa não confirmado no Paiol ainda no mês de março. Temos também a programação semanal do Armazém, que sempre nos surpreende. Temos o Remanescentes que estão quietos demais no canto deles, e quando isso acontece é pq vem coisa aí. Tem rumores de um Rocka-Rolla rolando na comunidade do Nectar. E aquele festival de Metal que o Bello ta organizando também. E ainda vai ter o RockinRioMafra II. E é só o começo.

Se faltou alguem ou algum evento aqui, por favor me avisem que eu atualizo isso aqui.

Maravilha Maravilha

segunda-feira, 10 de março de 2008

Enquanto isso, na sala de justiça...

Fazer o programa Disufão do Rock todos os sábados, ao vivo e sozinho, é uma tarefa de herói. Não digo que seja uma das piores coisas do mundo, pois facilmente posso listar uma série de coisas muito mais fodas do que apresentar o programa all alone. Levar choque em televisão velha e ir ao dentista me dão muito mais pavor do que sentar sozinho no estudio, só pra ficar em exemplos corriqueiros. Mas reafirmo: é coisa de Herói.
E sabe porque? Por quê tem um monte de gente em casa ouvindo, religiosamente, esperando receber a benção final do padre pra poder pecar logo depois ao som de um delicioso rock´n´roll. E não da pra marcar bobeira. Tem que levar tudo ali, redondinho, e fazer as alterações de roteiro de acordo com os pedidos que vão surgindo.

Sabado passado tive a feliz visita do meu amigo Curupira, que chegou pra falar de Luthieria no meio de um especial The Kinks e acabou por apresentar o som de uma banda joinvilense que tinha tudo a ver com o objeto do programa. Tudo sem ensaio. E tem que ficar perfeito também. Mas pena que não fica. A gente se empolga e quando vai ler os textos que prepara com tanto zelo, acaba tropeçando nas palavras e isso no Rádio não pode. Tem que falar sem tropeçar, sem enrolar a lingua. Mas vai fazer isso sozinho, sem ensaio, com mudanças de roteiro e com umas latinhas de cerveja na cabeça. É coisa de Herói.

Mas aconteceu também que, devido ao calor intenso, os retrnasmissores da rádio Difusora 1340 Khz, que ficam lá no bairro Passa Três, perto do Horse del Fuego, quase entraram em colapso por superaquecimento. Por fim o nosso amigo Gari, que é dono da Rádio e vez por outra faz a operação de audio pra gente, teve que sair às pressas e percorrer uns 10 km pra resolver o problema antes que a transmissão saisse do ar e caisse por terra. Acabei aprendendo a operar a mesa de audio e fazer a locução, lendo meio bebado, com improvisos e sem ensaio, e tendo que atender o telefone e anotar recados. Definitivamente é coisa de Herói!

Em tempo: Numa proxima ocasião estaremos chamando o Curipira, vulgo Fernando, pra conversar com a gente sobre Industria Artesanal de Cervejas.

Maravilha!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Especial Kinks

Programa dess sábado dia 08 de março será especial The Kinks
Uma pequena discografia do periodo de 64 à 71, incluindo as principais canções dessa época.

Não vai ser especial dia das Mulheres pq no ano passado o Rafinha quiz levar Madona e o Jardel tentou tocar Oswaldo Montenegro. Sorte que choveu e caiu um raio na antena da rádio.

Outra coisa: a web rádio aparentemente ainda não está funcionando. Vamos ver se resolvemos isso neste sábado.

Aguardem Novidades e Promoções.

domingo, 2 de março de 2008

"GRANDES E PSICODÉLICAS BOLACHAS"


‘Certa feita’ um colega, olhando para minha coleção de discos de vinil, tentou me provar como eu era de-modè e enumerou todas as vantagens e facilidades do CD. No momento não tive presença de espírito nem motivação para explicar qual é a pira do lance mas ontem, após um Rivotril(único ácido que estava disponível), um Syd Barret na ‘vitrola’ e extasiado com algumas tantas maravilhosas CAPAS de vinís inacreditáveis, lembrei-me deste colega e tive vontade de ligar e encher seus ouvidos, no entanto o que fiz foi discursar pateticamente sozinho e exorcizar todos os que são praticamente um ‘anti-ácido’em forma de gente:

Quando a sociedade era cinzenta existia um oásis colorido. Flores, muitas flores, roupas berrantes, cores, punhados de lisergia, cogumelos, peiote, LSD, Marijuana, o diabo, tua vó, ayhuasca...neste ‘Shangrilá’, só havia uma raça : os ‘malucos’ de cabelos compridos, barbas mal feitas, pensamentos indomáveis, jeans desbotados, bordados, roupas usadas, batas indianas, vestidos e saias compridas. Apesar das nuvens cinzas da ditadura, dos caretas e dos enlatados; a liberdade em grandes doses rechaçava a repressão deixando um perfume de Patchouli e uma única e real lei ditando o caminho: “Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei”!
A música, que é a“...mais feminina e perfeita de todas as artes!”(Hermann Hesse), envolta nesta atmosfera etérea de paz, amor, guitarras de Hendrix, tons de Joplin, acordes psicodélicos e dissonantes do Pink Floyd, Cítaras de Ravi Shankar e Beatles, Mutantes, Raulzito, Zeppelin, Jethro Tull, The Who, The Doors...etc... misturava-se com as
Religiões Orientais e a liberação sexual completando este caldo bem temperado ou melhor, ácido – “inquietante vontade de transcendência!”(Henrique Guebur).
Pense nisso tudo concentrado, feito em acetato e tomando forma de vinil. Deixe maturando por pelo menos trinta anos, até uma nova geração resgatar o bolachão e exigir explicações para tentar entender o que saiu dali e qual a importância e o peso ideológico da obra de arte que, no mínimo, a CAPA significa. As boas histórias são o que valem e as lembranças dessa época brilhante e colorida ficarão gravadas para sempre nas ranhuras do disco, mas alguns amigos teus infelizmente não vão entender... Tudo bem, não se desespere, até um ‘danoninho’ é mais acidulado que alguns...
Não vivemos a experiência mas a colocamos debaixo de nossa língua e depois a tragamos. Nós temos lactobacilos vivos na memória e vimos o ‘circo pegar fogo’ dentro de nosso próprio cérebro!

João König